Medicina Preventiva

Visa diminuir o impacto dos fatores externos e internos que atuam no desequilíbrio bioquímico celular e que contribuem para o envelhecimento precoce do organismo, o tratamento consiste no combate aos malefícios abaixo:

• Radicais livres: São moléculas formadas dentro de nossas células que quando em excesso causam a oxidação das mesmas e sua degeneração mais rápida. Sua produção pode estar aumentada em situações como estresse físico, doenças inflamatórias crônicas como artrites e artroses, diabetes, síndrome metabólica (situação caracterizada por obesidade, aumento da pressão arterial, aumento do colesterol e triglicérides, aumento da taxa de açúcar no sangue e aumento da circunferência da barriga), dislipidemias (aumento do colesterol), alimentação rica em gordura saturada e açúcares, exposição prolongada à luz solar, exposição à irradiações ionizantes, doenças degenerativas cerebrais como  Parkinson e Alzheimer, tabagismo (cigarro) e excesso de bebida alcoólica.

• Xenobióticos: Substâncias químicas acrescidas aos alimentos que podem afetar negativamente a saúde celular, tais como: corantes, conservantes, estabilizantes, agrotóxicos, etc.

• Metais pesados: Substâncias presentes em vários níveis no ambiente em que vivemos como no solo contaminado por produtos químicos agrícolas, água contaminada, cigarro, ar poluído, agrotóxicos, resíduos industriais, tintas de parede envelhecidas que vão se descamando e são ricas em chumbo e alguns medicamentos. Os mais preocupantes para saúde humana são o chumbo, alumínio, mercúrio, arsênico e cádmio.

• Alimentação desbalanceada: Quando deixamos de ingerir com freqüência alimentos ricos em bons nutrientes como peixes, frutas, verduras e legumes, cereais integrais, óleos vegetais e os trocamos por   grãos refinados, açucares, gordura saturada e gordura trans, causamos um desequilíbrio nutricional, capaz de desencadear doenças e ganho de peso  progressivo, junto  a todos os males ligados à obesidade.

• Queda da taxa hormonal: a diminuição progressiva na produção de alguns hormônios, tanto no homem como na mulher, nos levam a  sintomas como cansaço, desânimo, insônia, diminuição do desejo sexual, queda da massa muscular, ganho progressivo de gordura corporal, perda da vitalidade da pele, sensação de depressão e de um modo geral perda da qualidade de vida.

Dentro desta visão e após minuciosa  avaliação clínica e laboratorial individualizada, são sugeridos tratamentos, além da reeducação alimentar, que buscam diminuir o impacto dentro do nosso corpo de todos estes fatores previamente citados.   O paciente fará check-up clínico, hormonal e nutricional.


Clínica Dr. Roberto Navarro  © Todos os Direitos Reservados.
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues nº46 – 16º andar – conj. 161 - Vila Nova Conceição – São Paulo – SP cep:04544-000
Tels.: (55 11) 3836-4660 / 3836-7189 / 3836-2531 / 3045-9639 - clinica@robertonavarro.com.br